Na quarta-feira (14), o governador Carlos Brandão deu início a uma série de reuniões com prefeitos e prefeitas da Região Tocantina, com o intuito de estreitar o diálogo entre o Governo do Estado e as administrações municipais. Os encontros estão ocorrendo na sede da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), localizada em Imperatriz, um dos principais polos da região.
Durante a primeira rodada de conversas, os gestores municipais de Davinópolis, São João do Paraíso, Amarante do Maranhão, Cidelândia, Buritirana e Imperatriz apresentaram suas demandas. As reuniões continuam nesta quinta-feira (15), com a participação dos prefeitos de Porto Franco, Montes Altos, Estreito e Itinga do Maranhão.
Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla do governo para acelerar a implementação de obras e projetos estruturantes, em um momento em que a colaboração entre os níveis de governo se torna essencial para o desenvolvimento regional. Brandão já havia realizado encontros semelhantes no Palácio dos Leões, em São Luís, e agora, ao deslocar as reuniões para Imperatriz, ele busca valorizar a cidade e a Região Tocantina, transformando-a simbolicamente em uma segunda capital do estado.
“Estamos recebendo todos os prefeitos do Maranhão. Já atendemos 72 até agora. Hoje, conversamos com 12 e amanhã com mais seis. Decidimos trazer as reuniões para Imperatriz para valorizar a cidade e a Região Tocantina”, destacou o governador.
Acompanhado por secretários de Estado, incluindo Sebastião Madeira (Casa Civil), Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), Márcio Machado (Governo) e Aparício Bandeira (Infraestrutura), Brandão enfatizou que o ano de 2025 será "o ano da colheita" para os projetos estaduais. Ele destacou que os diálogos já resultaram na entrega de ambulâncias, viaturas e a autorização de obras em várias cidades, em todas as regiões do Maranhão.
“2023 foi o ano de preparar os projetos, 2024 será o ano das licitações, e este ano é o ano das entregas. Queremos fazer isso em parceria com os prefeitos”, afirmou Carlos Brandão.
Vistoria e Inauguração de Obras
A agenda do governador em Imperatriz foi ainda mais significativa com a vistoria das obras do Hospital da Região Tocantina e a inauguração do Posto de Saúde no bairro Camaçari, reformado pelo Poder Executivo Estadual em colaboração com a Prefeitura Municipal de Imperatriz.
Brandão destacou a importância do hospital, que contará com 150 leitos, sendo 30 de UTI, e ressaltou: “Com equipamentos novos, estamos prontos para atender a população. Esse será um grande marco na saúde de toda a Região Tocantina, salvando muitas vidas.”