noticias Seja bem vindo ao nosso site GAZETA DE TIMON!

Brasil

Projeto inclui antidepressivos e ansiolíticos na lista de remédios essenciais do SUS Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deputado quer garantir a acessibilidade ao tratamento adequado; a Câmara está discutindo o assunto Fonte: Agência Câmara de Notícias

Publicada em 15/05/25 às 11:55h - 147 visualizações

GAZETA DE TIMON


Compartilhe
Compartilhar a noticia Projeto inclui antidepressivos e ansiolíticos na lista de remédios essenciais do SUS   Fonte: Agência Câmara de Notícias  Compartilhar a noticia Projeto inclui antidepressivos e ansiolíticos na lista de remédios essenciais do SUS   Fonte: Agência Câmara de Notícias  Compartilhar a noticia Projeto inclui antidepressivos e ansiolíticos na lista de remédios essenciais do SUS   Fonte: Agência Câmara de Notícias

Link da Notícia:

Projeto inclui antidepressivos e ansiolíticos na lista de remédios essenciais do SUS   Fonte: Agência Câmara de Notícias
 (Foto: GAZETA DE TIMON)

O Projeto de Lei 387/25, em análise na Câmara dos Deputados, propõe a inclusão de medicamentos utilizados no tratamento da depressão e dos transtornos de ansiedade na lista de remédios essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecida como Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

A proposta prevê a disponibilização gratuita de diversos tipos de medicamentos, como escitalopram, sertralina, venlafaxina, mirtazapina e bupropiona, para pacientes que apresentem prescrição médica válida.

Acompanhamento do tratamento
Além disso, cria o Programa Nacional de Acompanhamento Psicofarmacológico, com o objetivo de monitorar o uso desses antidepressivos na rede pública e garantir a adesão adequada ao tratamento.

Esse programa incluirá atividades como capacitação de profissionais de saúde para a correta administração dos medicamentos, adoção de terapias complementares e supervisão da eficácia e segurança dos fármacos distribuídos.

Ações complementares
O projeto também contempla ações complementares, como campanhas de conscientização sobre doenças mentais, estímulo à produção nacional de antidepressivos e monitoramento constante dos impactos dessa política pública.

“A implementação desta medida contribuirá para a redução da morbidade associada aos transtornos mentais, promovendo o bem-estar da população e fortalecendo a saúde pública no Brasil”, avalia o deputado Acácio Favacho (MDB-AP), autor do projeto.

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 86988441230

Visitas: 656541
Usuários Online: 67
Copyright (c) 2025 - GAZETA DE TIMON - AJUDE A MANTER NOSSO PORTAL 86 988441230
Converse conosco pelo Whatsapp!